top of page

#Terapeutizando - Terapias Integrativas

Atualizado: 23 de ago. de 2019

Você acompanhou o que aconteceu aqui no Phases no final de Julho? Saiba a proposta desse evento que foi um sucesso e conheça as Terapias Integrativas Complementares que agregam a qualquer tratamento!


Na semana do dia 29/07 a 3/08 o Phases fez sua primeira edição do Evento #terapeutizando. Foi uma semana muito especial, com diversos terapeutas envolvidos no projeto para enfatizar a importância de buscar Qualidade de Vida. Conhecidas como PICs (Práticas Integrativas Complementares), essas terapias vem apresentando excelentes resultados para diversos problemas de saúde, já que priorizam a qualidade de vida e bem-estar e são utilizadas tanto para tratar doenças, especialmente crônicas, bem como atuam na prevenção de doenças, promoção e manutenção da saúde, e se alinham com as diretrizes de saúde da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Com a proposta das pessoas conhecerem essas técnicas, O #terapeutizando foi uma semana especial com valores muito acessíveis e algumas atividades gratuitas para incentivar as pessoas a buscarem práticas que favoreçam seu bem estar, desenvolvimento e Saúde Global !


Como todas essas atividades fazem parte da rotina aqui do Phases vamos apresentá-las para você e fazer uma "retrospectiva" dessa semana tão especial!


Conheça todas as práticas Integrativas que o Phases oferece e os profissionais que fazem tudo isso acontecer!!




Terapias Integrativas - Individuais:

- Aromaterapia: técnica natural que utiliza o aroma e as partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro, ajudando a aliviar os sintomas de ansiedade, insônia, depressão, asma ou resfriado. Promover o bem-estar;e fortalecer as defesas do corpo

- Osteopatia: método que age como meio de diagnóstico e tratamento, que utiliza recursos manuais (ou seja, utilizando as mãos como instrumento de trabalho) para uma abordagem terapêutica do corpo e suas dores. A filosofia da osteopatia está fundamentada em um conhecimento profundo de anatomia e fisiologia humana. O tratamento através dela permite o reequilíbrio das funções do organismo e do funcionamento do corpo.

- Terapia de Florais de Bach: Os florais de Bach, são essências de flores e plantas que podem ser utilizadas como tratamento complementar contra doenças e desequilíbrios emocionais. Eles não tem efeitos colaterais nem contraindicações, podendo ser utilizados por todas as idades, até mesmo crianças. A terapia com florais é completamente natural e utiliza ao todo 38 tipos de essências, sendo que cada essência tem uma indicação diferente e pode ser tomada sozinha ou misturada dependendo dos sintomas ou emoções sentidas no momento. 

- Cromoterapia: é o uso das cores como meio terapêutico para o tratamento de condições físicas e emocionais. Antes, usava-se luz ambiente e a coloração das roupas, mas o avanço dos estudos sobre o tema permitiu que a terapia das cores fosse mais precisa. Agora, usa-se também bastões de luz em pontos específicos do corpo, baseados na acupuntura.

- Barras de Access: é uma técnica que, por meio de toques terapêuticos em pontos específicos da cabeça, elimina os arquivos mentais que já não fazem sentido. Ou seja, faz com que a pessoa tire de sua vida padrões nocivos, ideias e crenças acumulados ao longo do tempo.

- Massagem Relaxante: Usando-se de movimentos leves, a massagem relaxante é uma excelente alternativa para o tratamento de dores musculares. Geralmente causadas por estresse, problemas de postura ou movimentos repetitivo. Essa massagem é uma ferramenta que promove o bem-estar, aliviando o desconforto das regiões mais afetadas, e ainda previne doenças que seriam desenvolvidas por esses problemas repetitivos.

- Shiatsu: é uma prática terapêutica com bases na medicina tradicional oriental e cuja missão principal é encaminhar os seus praticantes para um estado completo de saúde e de bem-estar. Através da pressão, com as mãos e dedos, de pontos vitais do corpo, que ajudam a reequilibrar as nossas energias internas, para uma cura natural e progressiva.

- Reflexologia Podal Chinesa: esta é uma técnica de acupressão em pontos específicos dos pés, pontos estes que representam os órgãos e articulações do corpo. Esta terapia ativa as forças recuperadoras do organismo, alivia dores, alivia o estresse, estimula o relaxamento, e proporciona um sono reparador.

- Massagem Terapêutica: Costuma ser indicada especialmente quando se deseja alcançar algum benefício médico. Embora as demais massagens também ajudem a melhorar quadros clínicos, a massagem terapêutica tem o diferencial de focar na parte do corpo que necessita de tratamento. Além de focar exatamente onde está o problema, a massagem terapêutica ainda deve ser feita de maneira personalizada.

- Acupuntura: Terapia milenar originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde. Tem apresentado resultados para tratar diversas doenças físicas ou emocionais como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite por exemplo, além de melhorar o sistema imunitário. Hoje a acupuntura também é realizada com laser, imãs ou eletroestimulação, não sendo necessário o uso de agulhas. - Auriculoterapia: É uma terapia natural derivada da Acupuntura que consiste na estimulação de pontos nas orelhas. Segundo a auriculoterapia, o corpo humano pode ser representado na orelha, no formato de um feto, e, por isso, cada ponto se refere a um órgão específico. Trata-se de um microssistema da acupuntura e esses pontos podem ser estimulados por agulhas, sementes, cristais, laser, moxa, infravermelho etc.

- Moxaterapia​: Proveniente da Medicina Tradicional Chinesa, a moxabustão é uma técnica que assim como a acupuntura, utiliza os meridianos de energia para fins terapêuticos.

Assim como na acupuntura, a moxabustão é capaz de promover o equilíbrio do corpo (homeostase), pois desobstrui os bloqueios de energia, porém, ao invés de agulhas, utiliza aplicações de calor nos pontos meridianos.


- Reiki: É uma terapia natural de energização, equilíbrio e autodesenvolvimento, que trata o ser humano como um todo. O Reiki foi sistematizado no início do século XX no Japão por Mikao Usui e, aos poucos, foi difundido para o resto do mundo. Através da imposição das mãos do terapeuta, recupera-se o equilíbrio em todas as áreas: física, mental, emocional e espiritual.


- Arteterapia: A arteterapia pode ser definida como terapia que utiliza as artes plásticas como meio para recuperar ou melhorar a saúde mental, o bem-estar emocional e social da pessoa. Esta técnica foca a arte como forma de comunicação, deste modo, ajuda a expressar e comunicar sentimentos, facilitando a reflexão, a comunicação, e permitindo as mudanças necessárias no comportamento.


- Massagem Modeladora : Massagem aplicada nas áreas do corpo onde a gordura se acumula, com o objetivo de diminuir medidas, aumentando a temperatura local favorecendo assim o metabolismo celular.


- Revitalização facial: é um procedimento estético que promove a renovação celular da pele, através da hidratação e nutrição cosmética proporcionando uma aparência saudável e luminosa.


Práticas Integrativas em Grupo

- Dançaterapia: Dançaterapia é um caminho de reapropriação da linguagem corporal por meio de estímulos criativos que favorecem a conjunção do movimento ao “sentir” único e vivo de cada ser humano. Se aplica no campo da educação e da reabilitação com pessoas que têm dificuldades relacionais ou psíquicas, deficiências físicas ou sensoriais. Agende uma vivência!

- Constelação Familiar: Constelação familiar é uma Técnica terapêutica, criada pelo filósofo e psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, que tem por objetivo trazer à consciência o que está oculto no sistema familiar, e assim, promover a melhora nos diversos relacionamentos e setores da vida. Todo 1º sábado do Mês aqui no Phases! Confira nos nossos eventos!

- Meditação: Muitos livros e praticantes a definem como o despertar do homem para a conexão com o interior, o que traz autoconhecimento, paz, controle mental, espiritual e físico. Assim, é como se estivéssemos nos dispondo e mostrando o interesse de se encontrar com o nosso melhor e buscar a paz espiritual.

- Yoga: Yoga nasceu como uma visão muito especial sobre o ser humano e seu papel na ordem das coisas, que incluia um caminho prático para o crescimento pessoal. Um caminho que conduz o ser humano à compreensão de si mesmo. Temos aulas regulares! Venha fazer uma aula experimental!



Agora conheça algumas das terapeutas que fazem com que tudo isso aconteça!!!


Dra. Fátima Faria: Psicanalista, Homeopata e Acupunturista com mais de 20 anos de experiência. No evento proporcionou Bem-estar aos participantes com as técnicas da medicina Chinesa, Acupuntura e Moxaterapia, e também com seus conhecimentos sobre Terapia Floral - com os Florais de Bach.


Anne Prado: Psicóloga, Palestrante e Empreendedora. Idealizadora do evento #terapeutizando , teve a ideia pois acredita que precisa haver maior integração na área da saúde e que é necessário que as pessoas conheçam e vivenciem essas experiências na busca de uma vida mais saudável e equilibrada. No evento cuidou da organização e cronograma das atividades.


Dra. Marcilene Sena: Nutricionista e Esteticista no Instituto Phases. No terapeutizando realizei procedimentos da Estética Corporal e Facial, entre eles, a massagem relaxante, uma técnica que mescla movimentos firmes e suaves sobre o corpo, proporcionando relaxamento da musculatura e a melhora do estresse.


Vivian Hernandes: Terapeuta holística e arteterapeuta. No #terapeutizando atendeu individualmente pessoas em Reiki e desenvolveu vivências em Grupo de Arteterapia e Dançaterapia!


Dra Luciene Siqueira: fisioterapeuta, cosmetóloga e aromaterapeuta. Atua de forma integral, cuidando da estética de forma natural, com uso de cosméticos naturais e orgânicos, embasados nos benefícios da aromaterapia. Trata a causa de sintomas e doenças através da microfisioterapia e da nova medicina germânica. E no evento #terapeutizando participou com a Aromaterapia, que utiliza os óleos essenciais, extraídos de plantas medicinais, para restaurar o equilíbrio físico e emocional promovendo o bem-estar.


Brenda Bela: formada em Hatha e Tantra Yoga atua como instrutora a 4 anos. Suas práticas são voltadas para o autoconhecimento e emponderamento pessoal, trabalhando a confiança, entrega e disciplina. Além das práticas de yoga, pratica e ensina meditação, técnica milenar que somada ao yoga auxilia na redução de stress e no tratamento de doenças psicofisicas. No #terapeutizando ministrou aulas de ambas as técnicas, trabalhando a presença, o foco e estimulando a autopercepção.


Satoe Miyoshi: Esteticista e Massoterapeuta formada pelo Senac, atua na área de estética e massagem de forma a promover o bem-estar pessoal, procurando interferir positivamente na auto-estima de forma única e individual. Durante a semana #Terapeutizando foram aplicadas, dentre outras, as técnicas de massagem de relaxamento, shiatsu e tratamentos faciais revitalizantes visando apresentar ao público muito mais do que o conceito de beleza estigmatizado pela ditadura da moda, a experiência de cuidar de si como um todo. 


Ana Larrizi: Terapeuta com formação superior Terapias Integrativas Complementares, Psicanalista em formação, Facilitadora e praticante de Barras de Access, Cromoterapeuta e Reikiana. Na semana do terapeutizando utilizei as técnicas de Barras de Access e Reiki, técnicas para expansão de consciência auxiliando nos desbloqueios de traumas e medos, e proporcionando equilíbrio energético.


Dra. Thais Braga: fisioterapeuta, no evento atuou com a Osteopatia, técnica que visa promover a auto cura do corpo, com avaliação e tratamento próprio para cada paciente.


Maria Bernadete: formada em ciências sociais, sempre simpatizante das terapias integrativas. Com o curso de reflexologia podal chinesa, encontrei esse novo caminho de proporcionar bem-estar as pessoas!


348 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page