top of page

Yoga para terceira idade!

Se você acha que Yoga é só para os mais jovens, está muito enganado!! Confira o texto elaborado pela nossa querida instrutora de Yoga, Brenda Bela, com relato de caso real de uma aluna incrível aqui do Phases!

Envelhecer faz parte do ciclo natural da vida pelo qual todos nós iremos passar. Nossos pais, tios, avós envelhecem e não nos damos conta; muitas vezes, vão perdendo a vitalidade, memória e ânimo. Envelhecer com saúde é essencial para se concluir mais um ciclo da vida de forma leve e feliz. É perfeitamente possível passar por essa fase de maneira muito mais tranquila e saudável contando com a ajuda do Yoga, uma prática que oferece diversos benefícios, tanto físicos, como mentais, para todas as pessoas, inclusive para os idosos.

As aulas para a melhor idade trabalham as posturas tradicionais de uma aula normal de Hatha Yoga porém de modo mais suave, adequando-as às limitações e necessidades de cada aluno. Já vimos por aqui que a prática de Hatha Yoga colabora com o corpo físico, a saúde mental e também a saúde emocional. Uma aula para idosos trabalha esses três eixos da mesma forma, sempre se adequando às possibilidades de cada aluno, em especial.

Além de todas as vantagens que o Yoga traz para o corpo físico, como maior consciência corporal, regulação de hormônios, alongamento, força, é muito especial, para os idosos, a sua parte terapêutica, a que auxilia na prevenção e no tratamento de sintomas depressivos, aumentando a autoestima, promovendo a renovação e a vontade de viver, além de aumentar a autoconfiança.

Sabemos que, muitas vezes, os idosos só precisam se sentir importantes de novo, que podem ajudar a fazer algo, que não são tão dependentes assim. O Yoga traz de volta essa confiança, levantando a autoestima e trazendo cada vez mais a autonomia de volta para a vida daqueles que estão na melhor na idade.

Conheça essa história real - Dona Helena

Gostaria de contar um pouquinho da minha experiência dando aula para idosos, especialmente, em relação a uma aluna, queridíssima, que atendo no Instituto Phases. Dona Helena é uma idosa com seus 90 e poucos anos, chegou tímida, não conversava muito e tremia a mão e o pé direito e isso a incomodava bastante. Em um mês de aulas adequadas a ela, conseguimos nos tornar mais próximas, ela já chega muito mais animada, conta seu dia, as coisas novas que fez, tudo que ela treinou em casa, como os pranayamas (exercícios respiratórios) e como isso a tem ajudado. O tremor foi cessando cada vez mais e, hoje em dia, o pé direito já não treme em nenhum momento de nossa prática, nem antes e nem depois também! Trabalhando exclusivamente com ela, entendendo sua vida, seus anseios, sua rotina, foi se constatando o quadro em que ela estava (digo estava mesmo pois hoje em dia já está muito melhor!) era derivado, em sua maioria, da ansiedade e estresse. O Yoga foi essencial para reverter esse quadro e ainda continuamos trabalhando para que ela possa se sentir 100% bem, em todos os momentos de sua vida! O Yoga, além de ajudá-la, me ajudou muito também, pois cada vez mais eu entendo esse trabalho como uma ferramenta maravilhosa para trazer mais qualidade de vida para as pessoas, independente de sua idade e especificidades.

Esse fim de ano, eu agradeço a cada um, especialmente a Dona Helena, por me permitir trazer o Yoga para a sua vida e, de alguma forma, contribuir para que seus dias sejam melhores!

O Yoga não tem idade, sexo, gênero, tipo físico... venha conhecer os benefício dessa prática para sua vida como um todo! No Phases sua 1ª aula é experimental e gratuita - AGENDE !


Compartilhe esse post para todos saberem que é possível envelhecer com saúde e qualidade de vida, investindo em si mesmo!


100 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page