top of page

O que é TDAH?

Confira o texto da Neuropsicóloga Liliane Campos e tire suas dúvidas!



O QUE É TDAH?

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, conhecido como TDAH, se refere a pessoas que apresentam comportamentos constantes e persistentes de fata de atenção e/ou hiperatividade.

Existem três subtipos:


Tipo Hiperativo: comportamentos constantes de hiperatividade e impulsividade. Pessoas com esse subtipo de TDAH apresentam características de agitação constante, inquietação, de forma que muitas vezes parece ser difícil até para ficar simplesmente parado no mesmo lugar, além da impulsividade, que impede de pensar sobre aquilo que vai fazer ou dizer, interrompendo a fala de outras pessoas, se comportando de maneira inadequada em certos ambientes, não avaliar situações de risco e não considerar as consequências dos seus atos.

Tipo Desatento: Esse subtipo refere-se a pessoas predominantemente desatentas, que as vezes parecem estar em outro mundo. Tem dificuldade em realizar tarefas até o final, de seguir instruções, em se organizar e distrai-se com facilidade.

Tipo Combinado: pessoa apresenta tanto comportamentos hiperativos quanto desatentos.

Algumas pessoas utilizam a sigla TDA ou TDHA, mas a sigla correta é TDAH.

Estima-se que de 3 a 30% das crianças em idade escolar tenham TDAH.

O acompanhamento e tratamento adequado pode diminuir o comprometimento nas áreas acadêmica/escolar, profissional, pessoal e social.

Para o diagnóstico, é necessário que tenha mais de 7 anos e os comportamentos interfiram no funcionamento social, acadêmico e/ou ocupacional.

Mas calma! Não é porque você se sente mais esquecido, com dificuldade de se organizar, planejar e executar tarefas que você tem TDAH. O diagnóstico é realizado por um Neuropsicólogo, que irá realizar uma avaliação neuropsicológica, junto ao Neurologista, onde tudo é observado com muito cuidado.


AVALIAÇÃO NEUROPSIOLÓGICA NO TDAH

Vamos falar um pouco sobre função da Avaliação Neuropsicológica no Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)?

A avaliação neuropsicológica é frequentemente solicitada para auxílio diagnóstico, tratamento e acompanhamento adequado de pessoas com TDAH-

Tal procedimento é indicado nos casos de hipótese diagnóstica de TDAH porque:


- Ajuda na identificação de déficit cognitivo.

Em alguns casos é necessário estabelecer se a presença de determinados déficits cognitivos não justificariam a presença de outro diagnóstico. Sendo assim, em alguns casos se faz necessária a quantificação e da análise qualitativa da capacidade cognitiva geral através do QI (quoeficente intelectual), com a aplicação de baterias de e das outras funções cognitivas como, por exemplo, a atenção, memória, praxia, gnosia, planejamento, entre outras .

- Traçar o perfil neuropsicológico do sujeito para verificar quais as funções cognitivas estão comprometidas


- Avaliação do comportamento e da cognição, com recursos quantitativos, como os testes e escalas, como também com instrumentos qualitativos, para observar como é o comportamento e o desempenho sob as tarefas que é exposto


Enfim, a avaliação neuropsicológica é de suma importância e contribui para uma melhor compreensão do TDAH e, assim, para auxiliar diante das condutas necessárias para auxiliar o individuo a se desenvolver bem diante das suas dificuldades.


75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page