Buscar
  • Instituto Phases

O que é coaching?

Atualmente muitas pessoas falam sobre coaching, mas na verdade ainda existem muitas duvidas sobre o que é coaching realmente. Por isso, essa semana a psicologa e coach Anne Prado irá explicar mais sobre esse assunto.

Primeiro a pergunta que não quer calar! De onde surgiu esse tal de Coaching? Esta sim é uma pergunta muito complexa de se responder, porque a maneira com que esta técnica foi propagada foi a mais diversa e confusa possível. A palavra Coach vem do idioma inglês, e, como muitos sabem, significa treinador, vem daí o primeiro grande equivoco relacionado ao processo de Coaching, muitos pensam ser o Coach aquele treinador ou consultor que lhe dirá como devem ser resolvidos os problemas, elucidando passo a passo com soluções inovadoras! Entretanto, a origem da palavra antecede este significado. Era usado o termo “Coacher” para a pessoa que guia a carruagem, cocheiros, ou aquele que conduz o coche, ou seja, a pessoa responsável por conduzir seus passageiros até o destino desejável.


Por volta de 1850, olha quanto tempo atrás, a palavra Coach foi utilizada em faculdades para designar tutor, que seria aquele responsável a auxiliar estudantes na preparação de testes e provas. Em 1950 o termo Coach ficou conhecido no esporte como metodologia de desenvolvimento pessoal do atleta no qual ele teria de lidar com os próprios aspectos internos, como suas limitações e fraquezas, mais do que com seus adversários. Esta metodologia ganhou peso no tênis com o livro “O jogo interior de Tenis” de Gallwey.


Nesta mesma época, o termo foi ganhando reconhecimento nas empresas, e pela primeira vez o termo “Coach” foi utilizado como habilidade de gerenciamento de pessoas, daí foram surgindo as primeiras técnicas de desenvolvimento pessoal e profissional, focado na valorização e desenvolvimento de competências individuais num processo de evolução contínua. Alguns dizem, que alguns executivos que praticavam tênis, com a metodologia de Gallwey, consideraram a técnica tão enriquecedora que quiseram levá-la para o mundo corporativo, e foi neste contexto que ganhou força.


Hoje, podemos definir o Coaching como um processo de desenvolvimento humano baseado em diversas ciências, tais como: Psicologia, Sociologia, Neurociências, Filosofia, Programação Neurolinguística. Este processo trata-se de uma parceria Coach (profissional responsável pelo processo) e Coachee (pessoa que será atendida ou cliente) que visa um processo de desenvolvimento pessoal ou profissional que envolve o estabelecimento de uma meta a ser atingida.


Algumas definições do que é Coaching, segundo Global Coaching Community , traduzido pelo Instituto Brasileiro de Coaching:

“Coaching é a parceria entre coach (profissional) e cliente (coachee) onde acontece um processo estimulante e criativo que inspira e maximiza o potencial pessoal e profssional do cliente.”

“Coaching é um processo sistematizado onde um coach acompanha e estimula seu cliente no desenvolvimento de sua performance e alcance de suas metas.”

“Coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano onde se cria um contexto transformacional para o alcance de um estado desejado.”


E definições feitas pelos principais nomes do coaching:

Timothy Gallwey:“Coaching é uma relação de parceria que revela/ liberta o potencial das pessoas de maximizar o desempenho delas. É ajudá-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas”.


John Withmore:“O Coaching consiste em liberar o potencial de uma pessoa para incrementar ao máximo o se desempenho. Consiste em ajudar-lhe a aprender em vez de lhe ensinar”.

José Roberto Marques: Coaching é um processo, com início, meio e fim, defnido em comum acordo entre o coach (profssional) e o coachee cliente), onde o coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazo, através da identifcação e desenvolvimento de competências, como também do reconhecimento e superação de adversidades.


Durante o processo, o objetivo é que o Coachee (cliente) atinja sua meta ou tenha um planejamento de como atingi-la (em casos de metas a longo prazo) ao final do processo, além disso, o processo envolve o desenvolvimento de novas competências e/ou habilidades. O processo tem duração média de 10 sessões, de 1 a 2 horas cada, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais, conforme o caso.


Muitos confundem um processo de Coaching com uma consultoria ou um “Counselling”, essa confusão acontece devido à origem do Coaching, que no início, foi marcado pela “era dos gurus”, na qual existia uma maneira correta de se chegar ao objetivo, e esta maneira correta e de sucesso era a maneira que seu “guru” já fez algum dia e obteve sucesso, ou a maneira pela qual ele estudou para fazer. Coaching é diferente de consultoria, para ser consultor é necessário que o profissional tenha o conteúdo e formação técnica daquilo que o cliente estaria procurando ou precisando.


Hoje em dia é muito comum que as empresas ou pessoas físicas contratem consultores, porém estes sempre são especialistas em algum assunto, a empresa poderá contratar um consultor em Marketing para auxiliá-la exclusivamente a respeito de sua imagem no mercado, como prospectar e manter clientes, como divulgar seus produtos, entre outros assuntos relacionados à área.

A confusão entre Consultoria e Coaching também ocorre, pois muitos Coaches são também consultores em alguma área que possuem uma especialidade, por exemplo a financeira. Acontece que isso gera uma grande confusão no mercado, pois muitas vezes o cliente procura uma consultoria e não um processo de Coaching. O Coach não precisa ter formação técnica naquilo que o cliente solicita, e nem mesmo experiência na área do cliente para que possa atendê-lo.

É importante enfatizar que o processo de Coaching envolve o desenvolvimento e conquista de uma meta do cliente, esta pode ser pessoal ou profissional, por isso é um processo de desenvolvimento no qual o Coach não dará respostas, “caminho certo” ou nem mesmo conhecimento técnico sobre a questão do cliente. O Coach, na verdade, será a pessoa que fará com que o coachee (cliente) desenvolva seus próprios métodos, ache suas próprias respostas, aprenda a priorizar e organizar seus próprios pensamentos, sonhos e objetivos.


Um bom Coach, na verdade, será o profissional que conseguir estimular e desenvolver seu cliente a encontrar suas próprias respostas, e até mais, o levará a fazer novas perguntas e tentar respondê-las. O processo de Coaching não é tão tranquilo, pois durante este tempo, o Coachee sempre será questionado e estimulado a pensar e agir de maneira diferente da habitual, para que possa ampliar sua visão de mundo, questionar seus valores e crenças, para que assim possa ter um aprendizado mais profundo ao final da jornada, ter clareza de sua meta e foco para atingi-la.


Anne Prado

Coach, Psicóloga e Orientadora Profissional e de Carreira no Instituto Phases de Saúde Integrada , localizado em Santana – ZN – 2977- 4104 – www.institutophases.com


Compartilhe essa matéria para seus amigos que possuem duvidas sobre o que é coaching!


#Phases #Blog #Materia #Saude #BemEstar #Vida #Coaching #Metas #Objetivos #Coach #Coachee

23 visualizações
  • Sem Título-1
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
MENSSAGER.png
11 2977- 4104 /11 95050-8695
contato@institutophases.com

 

Segunda à Sexta - 8:00 às 21:00
 Sábado - 8:00 às 17:00


 

R. Voluntários da Pátria, 2736 - Santana - São Paulo- SP