top of page

Final de ano... Finais de ciclos...

Parece que todo final do ano vem aquele momento de avaliar o que foi realizado e aquilo que também não foi possível não é mesmo? O que ocorreu de bom e ruim? Enfim, fazer o balanço geral e preparar para o próximo ano! Confira o texto elaborado pela Psicóloga e Coach, Viviane Lockley Franco.



Vivenciamos sempre durante o final de ano, aquela sensação de que o ano passou voando e que temos umas vasta lista de objetivos para cumprir no ano seguinte.

Pensei em refletirmos sobre a situação em que vivemos a partir do mês de dezembro de cada ano, estamos encerrando um ciclo que passou? Ou nos preparando para iniciar um novo?

Acho que podemos pensar a partir daquela analogia do copo com água pela metade, o copo está meio cheio ou o copo está meio vazio?

Nossas experiências ao longo da vida, são intimamente relacionadas ao ponto de vista que temos delas. Ao olharmos para o ano que está terminando podemos observar todos os objetivos que alcançamos, os conflitos que superamos, o quanto amadurecemos e os sonhos que realizamos. 

Na chegada do novo ano, podemos ter aquela vasta lista das atividades que queremos iniciar, dos lugares que queremos viajar e dos vícios que queremos nos libertar, mas acredito que também valha a pena valorizar o que o ano que passou nos trouxe e manter bons hábitos, pensamentos valorosos e a esperança que nos acompanhou.

Somos a somatória das atividades que realizamos, com nossos pensamentos e sentimentos, estes últimos são o ponto de vista pelo qual observamos a nossa vida e os acontecimentos que passamos ao longo dela. No ano novo que se inicia iremos continuar caminhando com esta bagagem, mas as festividades e a proximidade das pessoas de quem nós amamos, nos reanimam e revitalizam nosso ânimo, para viver o novo ano que se inicia.

Vale muito a pena ter este incentivo e renovar as esperanças para o ano que se inicia, mas acredito que vale a pena agradecer e rememorar o ano que estamos nos despedindo, como essencial na constituição de nossa história, na constituição de quem somos.

Podemos fazer de cada dia uma nova oportunidade! Normalmente quando costumamos ficar com os pensamentos no que já passou, em como os tempos passados foram bons e como você agia antigamente, tendenciamos a viver com sentimentos vinculados a depressão, depreciamos o que vivemos hoje e desejamos retornar àquela época ou mesmo voltar a ser aquela pessoal, que sinceramente, é impossível! Já quando temos a tendência de esperar que amanhã seja diferente, que futuramente as coisas se acertarão, ou que no próximo emprego seremos felizes, são sentimentos relacionados a ansiedade que normalmente nos faz deixar nossa felicidade para amanhã.

A meditação, assim como tantas outras técnicas e teorias, nos ensina a viver o hoje! Não tenho a pretensão de dizer que esta é uma tarefa fácil, mas posso afirmar que é uma atitude possível. Viva o hoje, em sua plenitude, perceba as suas sensações, reações e sentimentos, sinta o gosto da comida e o vento que bate, agradeça por todas as vivências que experimentou hoje e se perceba em toda sua plenitude, em tudo que você é! Tudo isso você conquistou, teve esforço e dedicação, mas principalmente, seja sempre sua melhor companhia.

Assim, saia ano, entre ano, você dará o devido valor a vida que tem e perceberá que tudo que vivencia é seu, é sua vida, de mais ninguém! Tem valor!

Feliz Novo Ano, Feliz Amor Próprio e Feliz de quem descobre diariamente quem se é de verdade, e se aceita com todas suas imperfeições, afinal, todos temos!


Compartilhe esse texto com todas as pessoas que você quer muito bem! Vamos em busca de uma vida mais leve, de aceitação e compreensão! E lembre-se, o melhor caminho é se conhecer! Pode contar com toda nossa equipe para isso!


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page