Em Julho o #CatracaLivre divulgou o tema "Esgotamento Mental", muito pertinente para os dias de hoje, onde a maioria das pessoas se setem cada vez mais acumuladas e estressadas! pedimos a Dra. Fátima Faria, Psicanalista - integrante da equipe Phases sua opinião sobre o tema!
Fruto da sobrecarga de responsabilidades e autocobrança associadas a níveis elevados de estresse, o esgotamento mental, embora ainda seja visto por muitos como frescura, tem raízes concretas no funcionamento do organismo.
De acordo com o coach da Febracis, Paulo Vieira, o esgotamento mental é consequência do excesso de demanda das atividades químicas que são realizadas no cérebro e da falta de substâncias neurotransmissoras capazes de sintetizar essas atividades. Esse processo acaba resultando em estafa mental, bloqueio, ansiedade e estresse, que nem sempre recebem a devida importância.
“Muitas pessoas sequer sabem que estão passando por um processo de esgotamento mental. As situações de estresse e o cansaço são normalizados, e o ciclo do esgotamento continua sendo reproduzido. O perigo dessa continuidade é o aprofundamento dos sintomas, de maneira a causar situações graves para o indivíduo”, explica Vieira.
O especialista alerta para a importância de ficar atento aos sinais que podem indicar esgotamento mental antes de perder o equilíbrio da situação. Confira:
Sensação constante de cansaço (cansaço crônico)
É normal se sentir cansado após alguma atividade que exija muito esforço (físico ou mental), ou depois de uma sequência intensa de trabalho ou afazeres. No entanto, quando o cansaço é constante, e você se sente sempre esgotado e no seu limite, esta é uma situação que deve receber a sua atenção.
Imunidade baixa
O nosso corpo físico está diretamente interligado com o nosso emocional. Quando estamos sobrecarregados e esgotados a nossa imunidade baixa e o nosso corpo físico fica debilitado. Estar constantemente com algum problema de saúde por baixa de imunidade pode ser um sintoma de esgotamento mental.
Baixa qualidade do sono e insônia
O estresse e a ansiedade são efeitos típicos. Com isso, nosso cérebro não consegue se desligar, trabalha intensamente e incessantemente, gerando um ciclo vicioso de esgotamento. Esse processo, muitas vezes, atrapalha a nossa capacidade de dormir e relaxar para reestabelecer as nossas funções neurotransmissoras, o que agrava ainda mais a estafa mental.
Apatia constante e generalizada
A falta de motivação e de interesse é um sintoma típico dessa situação. O que antes era razão de entusiasmo e prazer, passa a não ter mais significado. Com isso, a pessoa se torna apática, não sente vontade de se dedicar às tarefas.
Perfeccionismo
O perfeccionismo costuma ser muito valorizado, principalmente no ambiente de trabalho. No entanto, não aceitar que errar é humano e ter medo constante de cometer erros podem ser um sintoma de esgotamento mental. O perfeccionismo e o produtivismo exagerados demandam muita energia, o que pode causar ou aprofundar a estafa mental.
Descontrole
O esgotamento mental torna toda e qualquer tarefa mais difícil do que o normal, e as reações ficam exacerbadas. É normal a pessoa que está passando por esse processo se tornar reativa e perder o controle das suas emoções.
Segundo a Dra. Fátima Faria, um dos traços da vida moderna é a repressão ou exacerbação das emoções , e diz que percebe que a constante busca pelo equilíbrio parece ser a melhor solução.
Continua dizendo, "Levando em consideração que trata-se de uma doença da atualidade onde ocorre uma queda brusca da energia , resulta em esgotamento mental e consequentemente físico . Por que não cuidamos do nosso “mental “ assim como cuidamos do restante ? Que tal usarmos a compensação ... stress X momentos de prazer = Equilíbrio!".
Deixe seu comentário abaixo, entre em contato. Caso tenha se identificado com o tema, procure sempre um profissional especializado! No Phases temos uma equipe multidisciplinar!
Comments