top of page

Escolha Profissional: Metade dos calouros na faculdade trocam de curso

Atualizado: 14 de abr. de 2021

A reportagem saiu no G1, São Paulo por Vanessa Fajardo e Clara Velasco no dia 13/07/2018, e será comentada pela Anne Prado, Psicóloga e Orientadora de Carreira no Instituto Phases!

Quase 56% dos alunos que entraram na faculdade em 2010 não se formaram com os colegas do curso de graduação no qual se matricularam. Abandonos ou trocas de instituição de ensino justificam os percentuais apontados nos dados inéditos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que acompanhou a trajetória dos universitários entre 2010 e 2015 com base no Censo da Educação Superior.


O percentual é equivalente a 1.392.586 estudantes. O estudo não aponta exatamente quantos deles, além de abandonarem o curso, também deixaram o sonho de se formar em uma faculdade. As desistências podem estar relacionadas a mudanças de universidade, de curso e até de turno em relação à matrícula feita em 2010.


Especialistas ouvidos pelo G1 dizem que o índice é alto e apontam como causas do abandono a educação básica pública deficitária, que não habilita o aluno recém-saído do ensino médio para a universidade; a crise financeira pelo qual atravessa o país; o fato de o estudante ter de escolher a carreira muito jovem e a falta de atratividade dos modelos de ensino.


Em 2010, esses alunos ingressaram em 24.603 cursos de 2.209 instituições de ensino superior. Entre as desistências, 84,4% eram de alunos matriculados em instituições privadas (o equivalente a 1.161.836 pessoas) e 16,6% em públicas, o que representa, em números absolutos, 230.750 pessoas. Fonte: https://g1.globo.com/educacao/noticia/metade-dos-calouros-na-faculdade-em-2010-trocaram-de-turma-de-instituicao-ou-abandonaram-o-curso.ghtml


Veja abaixo a visão de Anne Prado, que trabalha com Orientação de Carreira há 6 anos, tanto no Phases, quanto em Colégios Particulares com jovens do Ensino Médio:

Já que o jovem terá que escolher muito cedo sua carreira, como muitos pensam, porque não prepará-lo para tal? O jovem de hoje encontra muita dificuldade na escolha de sua carreira, pois se depara com um mercado muito mais diverso e competitivo e muitas vezes sente-se incapaz de tomar uma decisão que muitos acreditam ser para o resto da vida, inclusive o mesmo. Esse é um outro tabu que deve ser quebrado, as carreiras hoje são cada vez mais flexíveis e essa história de escolher algo para sempre já não é bem assim...


A dificuldade em escolher um curso de graduação tem relação principalmente à dificuldade do jovem de conhecer a si mesmo, conseguir identificar seus interesses, suas características de personalidade e habilidades. Muitas escolas o preparam para o tão temido vestibular, mas ainda muito poucas o preparam para fazer esse tipo de escolha.


A Orientação Profissional pode ajudar o jovem a se conhecer e incentivá-lo a buscar experiências que lhe proporcionem muito mais do que informações sobre as profissões, vivencias da profissão na prática. Um dos maiores motivos de um jovem mudar de curso, ou seja, se arrepender de sua escolha inicial, é a distancia que existe entre a ilusão que ele criou da profissão e o que de fato é aquele curso e área profissional.


Precisamos entender que muitas vezes precisamos ter um tempo para parar e refletir sobre nós mesmos, nossos sonhos e objetivos e esse é o maior ganho da Orientação Profissional, não envolve apenas a escolha de um curso de graduação, mas sim os planos de futuro de um jovem!




Mande seus comentários e dúvidas e se conhecer algum jovem que está passando por esse período de escolha de curso de faculdade ou Reescolha, mende esse texto!

117 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page