top of page

Dia Internacional da Música

Hoje é o dia internacional da música por isso separamos um texto do André Biernath da Veja Saúde falando sobre a importância da música para nós e sobre a musicoterapia.

A música tem um impacto nas emoções, no comportamento e, em última análise, até na saúde de cada um de nós. Quando tocamos um instrumento ou ouvimos alguma gravação nosso cérebro é instigado em várias áreas.


Mas essas reações não se limitam ao cérebro. Experimentos vêm testando e reconhecendo o poder terapêutico das músicas para tratamentos mentais e também corporais. Na psiquiatria as composições têm um papel a cumprir em doenças como a ansiedade e a depressão.


O som para cada ocasião. Durante um exercício físico, por exemplo, preferimos ritmos mais acelerados. Já em momentos mais calmos, apostamos em composições mais calmas, que auxiliam a focar e relaxar.


Porém, não dá para cravar qual é o estilo mais saudável de todos. Nesse processo é essencial botar na balança os gostos pessoais de cada um.


Musicoterapia, é uma área de graduação ou uma pós-graduação com o objetivo de aplicar a música como um tratamento complementar.


Pode facilitar o aprendizado na infância ou até mesmo dar suporte para que crianças autistas interajam melhor. A musicoterapia ganha espaço em outras fases da vida. Ela vem se mostrando um recurso importante após um acidente vascular cerebral (AVC), especialmente nos casos em que o indivíduo com afasia.



Curtiu? Então venha conhecer aqui no Phases e fica ligado nas nossas redes sociais para mais conteúdos!

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page