top of page

Dia do psiquiatra

Hoje, dia 13 de agosto é o dia do psiquiatra e por isso separamos um trecho do texto da Tatiana Pimenta do site Vittare para falar mais sobre essa profissão.


Você tem medo de ir ao psiquiatra? Se o preconceito de que frequentar um psicólogo é para gente esquisita já existe, quando se fala de psiquiatria isso se torna ainda mais forte. A psiquiatria ainda é muito associada aos hospícios. Ao tratamento de pessoas com diagnósticos mais graves associados a transtornos mentais. Mas, não é somente nesses ambientes que trabalham os psiquiatras.


Como é uma consulta com um psiquiatra?


Devido à psiquiatria ser uma especialidade médica, a primeira consulta com um psiquiatra tem muito em comum com aspectos de outras consultas médicas. O primeiro passo é realizar a anamnese, ou seja, colher um histórico clínico do paciente. Este histórico deve ser bastante detalhado, por isto pode demandar tempo.

O exame psíquico acontece desde o momento em que o paciente entra no consultório, por meio da observação cuidadosa de aspectos do comportamento, discurso, humor, atenção e outros. Este exame vai sendo complementado ao longo das consultas com testes, conversas e questionários.

O exame psíquico é essencial, pois a grande maioria dos transtornos psiquiátricos não são visíveis, a não ser por suas manifestações clínicas. Nesses casos, os sinais e sintomas são detectados a partir de técnicas e metodologias específicas de avaliação, com calma e cuidado. Depois de diagnosticada a situação, o tratamento adequado se inicia.


Quais os tratamentos em psiquiatria?


Existem três grandes grupos de tratamento dentro da psiquiatria:

  • Tratamento Psicoterápico: aquele feito sem a prescrição de medicamentos;

  • Tratamento Farmacológico: aquele feito com medicação psiquiátrica (antidepressivos, ansiolíticos, estabilizadores de humor, antipsicóticos, entre outros);

  • Tratamento Combinado: quando é necessário unir os dois anteriores para a melhor eficiência do tratamento.

Qualquer tratamento só inicia após o esclarecimento ao paciente dos objetivos da abordagem, sua duração e custos. Segundo um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos, dentre os transtornos psiquiátricos mais frequentes estão:

  • Transtornos do Humor: depressões, transtorno distímico, bipolaridade e suicídios;

  • Transtornos de Ansiedade: síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno de estresse pós-traumático, ansiedade generalizada, fobia social, agorafobia e outras fobias específicas.

  • Transtornos de Alimentação

  • Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

  • Esquizofrenia

  • Doença de Alzheimer

  • Autismo

Todos esses transtornos podem ser tratados a partir da consulta com um psiquiatra e também com o auxílio de psicólogos.


As doenças do cérebro que dizem respeito à especialidade psiquiátrica são as que acometem as funções psíquicas. Humor, vontade, percepção, pensamento, senso de orientação, capacidade de prazer, de trabalho ou relacionamento, afeto, memória, concentração, entre outras, são algumas das funções mentais passíveis de sofrer algum tipo de transtorno.


Você precisa de um psiquiatra?


Depressão, disfunções sexuais, ansiedade generalizada, transtorno do pânico, fobias, transtorno obsessivo-compulsivo, bulimia, anorexia nervosa, dependência de drogas e doenças clínicas relacionadas às emoções são problemas tratáveis pela psiquiatria. A ideia de vincular a psiquiatria somente às psicoses é caso de pura desinformação. A psicose é somente uma das inúmeras alterações mentais da competência da psiquiatria.



81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page