top of page

Conheça os alimentos sabotadores da dieta!

Você está fazendo dieta e não consegue emagrecer? Existem alguns alimentos que são considerados saudáveis por muitas pessoas devido ao menor valor calórico ou até mesmo porque a mídia ou a indústria os fazem parecer saudáveis. Porém eles podem ser alimentos sabotadores e estar atrapalhando o seu processo de perda de peso. Confira a reportagem do Energiè Blog comentada pela Nutricionista do Phases, Marcilene Sena.



QUER SABER QUAIS SÃO OS ALIMENTOS SABOTADORES DO SEU EMAGRECIMENTO?

1. Granola e Barras de Cereais

A granola é considerada por muitos um alimento saudável. Porém algumas granolas comerciais possuem grandes quantidades de açúcar e valor calórico mais elevado, podendo atrapalhar sua perda de peso. Tente substitui-la por aveia ou aprenda a fazer sua própria granola em casa.As barras de cereais realmente são muito práticas, porém não são tão saudáveis como a maioria pensa! Muita gente acaba caindo na pegadinha das barras de cereais devido ao valor calórico reduzido desse alimento, porém a caloria não é indicador do alimento ser saudável ou não! Elas contêm grandes quantidades de açúcar, entre eles o açúcar invertido e o xarope de glicose.

2. Alimentos diet e light

Esses alimentos possuem redução (light) ou isenção (diet) de algum tipo de nutriente como sódio, gordura, açúcar, etc., porém isso não os torna mais saudáveis. Os alimentos diets, principalmente, foram formulados para grupos específicos de pessoas que precisam da restrição de algum nutriente. Um exemplo clássico é o chocolate diet que não possui açúcar, porém a indústria aumenta a quantidade de gordura para substituir o ingrediente que foi retirado, fazendo com que esse alimento apresente quantidades maiores de gordura e valor calórico bem parecido com a versão normal. Segundo nossa Nutri Marcilene Sena:"Os produtos dietéticos podem fazer parte de uma dieta de emagrecimento estabelecida de forma planejada e combinada com um plano de redução energética. Esses produtos não devem ser utilizados de forma indiscriminada mesmo para pessoas portadoras de diabetes ou que estejam sob o risco de alteração da glicemia diária. Muitas vezes as pessoas não percebem o quanto consomem desses produtos por serem considerados “saudáveis” e acabam dando a ideia que não contém calorias, não engordam e não trazem riscos à saúde, é aí que mora o perigo o uso desses produtos sem orientação do nutricionista, além de não trazer resultado pode desenvolver o hábito de consumir grandes porções. "

3. Sucos industrializados

É comum as pessoas trocarem o refrigerante por sucos industrializados (sucos de caixa ou em pó) achando que eles são mais saudáveis. Porém eles também possuem quantidades muito elevadas de açúcar, corantes, aromatizantes, etc. Sempre dê prioridade a própria fruta! Quer tomar suco? Substitua os industrializados por sucos naturais, prensados a frio ou polpa.

4. Shakes

Eles não deixam de ser um alimento industrializado/artificial que contêm poucas quantidades de vitaminas e minerais, podendo causar deficiências. Além disso, eles não dão saciedade por muito tempo e ainda favorecem a perda de massa muscular, levando a diminuição do metabolismo e dificultando a perda de peso.Segundo nossa Nutri Marcilene Sena: "Se alimentar não representa apenas ingerir nutrientes a fim de atender as demandas fisiológicas do organismo, comer, é sobretudo um momento de interação social. Preparar o alimento, experimentar texturas diferentes, sentir o aroma da preparação e visualizar a refeição pronta faz parte de uma alimentação equilibrada e saudável."

5. Biscoitos “fit”

Esse termo “fit” acaba fazendo muitas pessoas caírem em mais uma pegadinha da indústria. Muitos dos biscoitos lançados com esse nome contêm farinha branca (refinada) como ingrediente principal, além de conter gordura vegetal hidrogenada e açúcar invertido na composição, favorecendo o acúmulo de gordura na região abdominal. Eles também possuem grandes quantidades de sódio, aumentando a retenção de água no nosso corpo, e pouca quantidade de fibra. ALÉM DOS ALIMENTOS SABOTADORES, O MODO COMO PENSAMOS TAMBÉM PODE EXERCER UM EFEITO NEGATIVO NO NOSSO EMAGRECIMENTO. QUER SABER COMO?

6. Pensamentos sabotadores

Esses pensamentos muitas vezes fazem com que as pessoas comam e não percebam! Ou elas acreditam que esses pequenos, porém constantes, deslizes não irão atrapalhar o processo de perda de peso. O maior problema é que eles não costumam aparecer um dia e ir embora, são pensamentos diários que nos fazem comer mais (em torno de 200 a 300 calorias por dia) e isso pode atrapalhar o emagrecimento.

7. Tire a palavra DIETA da sua cabeça!

Dieta está relacionada com restrição e isso acaba gerando uma tensão/ansiedade fazendo com que, caso a dieta seja quebrada, a pessoa coma quantidades exageradas de determinado alimento que estava evitando.Portanto, para o sucesso do seu emagrecimento, é importante você avaliar melhor os alimentos que consome lendo os ingredientes que fazem parte do produto e não apenas as calorias ou acreditando no que a indústria diz! Além disso, é fundamental ter paciência e mudar a maneira como pensamentos e encaramos nossa reeducação alimentar.A reeducação não é proibição, é a mudança de hábitos respeitando suas individualidades e aprendendo a trabalhar o autocontrole e a moderação!


Dicas finais da Dra. Marcilene: "Muitas pessoas no decorrer da vida deixam de comer consciente. Todos nós nascemos com esta habilidade, livres das mensagens da sociedade sobre comida e corpo e com habilidade interna para regular nossa alimentação de acordo com nossas necessidades corporais. Então o que aconteceu com o comer consciente?Um dos motivos é o pensamento dieta e suas repercussões:· Apenas pensar em ‘estar de dieta’ estimula um desejo sobrecomum em relação a alguns alimentos. · Ao terminar uma dieta, ter compulsões alimentares e uma grande sensação de culpa. · Ter pouca confiança em si mesmo quando se deparar com a comida. · Sentir que não merece comer algo por conta do próprio peso. O comer e as escolhas alimentares, veja a diferença:Pensamento dieta:· Eu mereço isso? · Se eu comer algo mais calórico preciso achar um jeito de compensar isso.· Eu me sinto culpado quando como alimentos calóricos. · Descrevo um dia alimentar como bom ou ruim. · Eu vejo a comida como uma inimiga ou um pecado. Sem pensamento dieta:· Eu estou com fome? · Eu quero comer isso? · Eu irei me sentir privada se eu não comer isso? · Isso me satisfaz? · Esse alimento é gostoso? · Eu mereço comer sem culpa.A proposta da reeducação alimentar é romper esse ciclo!


Deixe suas dúvidas, comentários e sugestões de temas! Compartilhe essa matéria com todos aqueles que querem emagrecer!


481 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page