Buscar
  • Instituto Phases

Como funciona o Power House no Pilates?

Keyner Luiz em seu site descreve o que é o Power House e nosso instrutor de pilates aqui do Phases, Danilo Maschio irá comentar sobre os benefícios dessa técnica.

Todos nós sabemos que o nosso corpo vive em uma rotina de constante mudanças e adaptações para que possamos ter uma vida mais estável. Porém, não é isso que normalmente acontece. A rotina do nosso dia a dia faz com que fiquemos sedentários deixando as musculaturas de forma geral cada vez mais enfraquecidas.


Nesse caso, ao invés do nosso corpo se adaptar para melhor, ele cria estratégias para se proteger das más posturas e esforços repetitivos. Essas alterações nem sempre são para melhor. Agora imagine um corpo cheio de compensações para uma má postura sentada se exercitando?

O começo vai ser desafiador, mas precisamos buscar o retorno à condição saudável de postura e estabilidade para evitar lesões por compensações da vida diária.


Atualmente boa parte da sociedade é sedentária, sem realizar práticas esportivas ou qualquer outro tipo de atividade física. Apesar disso, a maioria das pessoas vem se preocupando com a saúde e bem-estar. Devido ao maior acesso de informação atual sobre os benefícios da atividade física à saúde. Dessa forma, a busca por exercícios para se manter com uma vida saudável para o futuro vem aumentando. E duas das atividades mais procuradas atualmente são o Método Pilates e o Treinamento Funcional.


Nesses dois métodos damos damos ênfase ao fortalecimento da musculatura do Power House, no Pilates, e no Core, no Treinamento Funcional. Power House e Core são nomenclaturas dadas ao conjunto de músculos responsáveis pela flexão e extensão da coluna, juntamente com o transverso abdominal.


Hoje o Pilates está em alta e vem crescendo cada vez mais e conquistando mais e mais adeptos através dos benefícios do fortalecimento do Power House. Eles incluem redução de dor lombar, maior ativação muscular, melhora na qualidade de vida, melhora no equilíbrio dinâmico e força muscular.


Para podermos entender melhor a ativação desse conjunto de músculos é necessário saber que o Método Pilates é uma ferramenta muito utilizada por fisioterapeutas e educadores físicos. Ele pode ser usado como método de reabilitação e condicionamento para o restante do corpo. Ou seja, existem duas abordagens do método como meio para a prática da fisioterapia ou treinamento físico.


O Core ou Power House, é um conjunto de músculos que tem um papel muito grande na reabilitação e nos programas de treinamento físico nos dias de hoje. Com o avanço das técnicas e o surgimento do Método Pilates, juntamente com o Treinamento Funcional, ficou ainda mais evidente a sua importância.


Definimos Power House ou Core como “casa de força”, também chamado de “centro de força”


Quando se trabalha bem esse conjunto de músculos conseguimos proporcionar ao indivíduo uma melhora na:

Postura;Economia de energia;Eficiência nas transferências de forças da coluna;Diminuição de incidência de dores lombares;Prevenção de lesões;Qualidade de vida em geral.


Somando todos esses fatores acima, podemos dizer que a ativação do Core é crucial, pois favorece a base e regula a distribuição de cargas durante os movimentos das extremidades inferiores e superiores. Sua ativação protege dessa maneira nossa medula e as raízes nervosas de possíveis lesões e comprometimento.


Segundo Joseph Pilates, o criador do Método, o Power House é a essência da saúde do nosso corpo proporcionando uma melhor condição para a coluna vertebral, protegendo os órgãos internos e estabilizando o corpo como um todo. Hoje os métodos mais utilizados para fortalecer os músculos abdominais e extensores da coluna são o Pilates e o Treinamento Funcional associados, porque ambos têm uma sincronia na ativação do mesmo.


O Power House ou Core é formado por 29 pares de músculos, cuja sua função é de suportar complexo lombo-pelvico-quadril e assim conseguimos dar uma estabilidade para a coluna vertebral, pelve e cadeia ciática durante a execução dos movimentos funcionais. Os principais músculos que compõe o core são:


Glúteo Médio;Transverso abdominal;Multífidos;Adutor longo;Eretores da coluna;Oblíquo interno e externo;Ílio psoas;Glúteo máximo;Reto abdominal;Períneo: músculo do assoalho pélvico;Diafragma;


A principal função do Power House ou Core é de manter o alinhamento corporal e de favorecer a base de suporte do corpo além de evitar lesões. Podemos classificar estes músculos de duas formas. Músculos locais e músculos globais.


Os músculos locais são responsáveis por estabilizar antes que ocorram os movimentos. Já os músculos globais são responsáveis por estabilizar durante a realização dos movimentos


Quando deixamos o Core ou Power House fortalecido iremos proporcionar a todos os indivíduos uma melhora global ao nosso corpo. Isso ocorre devido ao favorecimento de todas as cadeias musculares e assim conduzindo um alivio de diversos desconfortos, tanto musculares quanto nos quadros álgicos, promovendo assim uma qualidade de vida na execução das tarefas diárias. Os benefícios são:


Aumento do desenvolvimento de potência muscular;Aumento da eficiência e da estabilidade;;Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;Proteção contra lesões;Melhora de adaptações neurais;A ativação do Power House melhora o funcionamento dos órgãos internos;Diminui a incidência de dores lombares;Melhora a postura e estabilização da coluna;


Segundo o instrutor de pilates do Phases Danilo Maschio: "O Pilates é um método que já está presente no mundo inteiro, com sua comprovação e eficiência testada por muitos profissionais da saúde.


Uma das grandes vantagens de iniciarmos com o método, é entender que ele é uma atividades física como outra qualquer, com o grande diferencial que visa o fortalecimento da musculatura, estabilização da coluna vertebral, melhoria da mobilidade das articulações e prevenção de dores ou lesões. É de suma importância ter um acompanhamento de um profissional especializado que entenda sua individualidade e suas objetivos."



E você? Já conhecia sobre o power house no pilates? Ficou interessado? Então agende sua aula experimental e compartilhe essa matéria com seus amigos e familiares.


#Phases #pilates #familia #exercicio #saude #bemestar #saudeintegrada #diferentepravc #instituto #powerhouse #corpo #atividade #fisica

205 visualizações
  • Sem Título-1
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
MENSSAGER.png
11 2977- 4104 /11 95050-8695
contato@institutophases.com

 

Segunda à Sexta - 8:00 às 21:00
 Sábado - 8:00 às 17:00


 

R. Voluntários da Pátria, 2736 - Santana - São Paulo- SP