top of page

Benefícios da Reflexologia Podal Chinesa

Confira a entrevista com nossa especialista na técnica aqui no Phases, Maria Bernadete.



Você conhece a reflexologia Podal Chinesa? Essa técnica oriental de massagem consiste na aplicação de pressão em pontos e áreas específicas dos pés. As regiões exigem variadas intensidades de pressão para serem ativadas, a fim de aliviar dores e beneficiar diferentes órgãos e partes do corpo, que são representadas por pontos correspondentes.


Todos os órgãos e sistemas do corpo estão espalhados como zonas reflexas pela planta, dorso e laterais dos pés (locais que contém milhares de terminações nervosas e refletem diretamente no funcionamento do organismo). Todos esses pontos podem ser localizados por um mapeamento baseado nas técnicas da medicina tradicional chinesa (MTC), que também abrange a acupuntura e outros tratamentos.


Relaxamento e saúde

Embora a reflexologia não seja utilizada para ser a cura de problemas graves de saúde, milhares de pessoas a usam para complementar os tratamentos convencionais de condições como a insônia, stress, asma, câncer, problemas cardiovasculares, diabetes, dores de cabeça, função renal, TPM, sinusite, além de ajudar a eliminar as toxinas do corpo e promover o bem-estar geral.

Como a técnica também trabalha com a redução da ansiedade, ela também pode ser de grande importância para o emagrecimento, fazendo com que haja um reequilíbrio da energia corporal e consequente combate da compulsão alimentar, redução do inchaço e aceleração do metabolismo.


Para esclarecer mais profundamente sobre essa técnica que está sendo cada vez mais procurada, fizemos uma entrevista com a profissional responsável aqui do Phases, Maria Bernadete! Confira abaixo e mande suas dúvidas!


Como a reflexologia podal funciona e quais os princípios?

A medicina tradicional chinesa entende que os pés são microssistemas, ou seja, regiões que representam o corpo humano dentro de uma pequena parte deste mesmo corpo. E a reflexologia é um dos recursos utilizados para intensificar tratamentos.

A Medicina Chinesa entende o corpo como resultado da interação de energia e matéria, estrutura e função, yin e yang. Enquanto o yang impulsiona o corpo e rege as funções dos órgãos o yin representa a estrutura e a nutrição. A MTC acredita que ao longo do corpo também existem canais que levam a energia de zonas superficiais do corpo, como a pele, para zonas profundas, e os órgãos internos. O estímulo das zonas reflexas ativa as forças recuperadoras do organismo.


Veja abaixo um trecho da entrevista com Osni Lourenço na Ana Maria Braga no dia 17 de julho de 2019 que ele explica sobre os pontos específicos dos pé para tratamento:




Quais os principais benefícios da reflexologia?

- Alívio de dores

- Melhora da circulação de sangue

- Alívio do estresse

- Estimula o relaxamento

- Proporciona sono reparador

- Ativa as forças recuperadoras do organismo


É possível sentir algum efeito imediato?

Normalmente as pessoas relatam durante ou logo após a sessão uma melhora nas dores, estado de relaxamento profundo, e bem-estar geral.

Entretanto, para que os benefícios sejam sentidos na sua vida cotidiana, é importante a continuidade desse tratamento, sendo o ideal uma sessão por semana.


É possível usar a reflexologia como aliada a um tratamento convencional de algumas doenças?

É perfeitamente possível associa-la a tratamentos convencionais. Fazer uma única sessão pouco irá ajudar o cliente em casos crônicos, pois é necessário um acompanhamento semanal.


Quem pode se beneficiar desta técnica?

Todas as idades já que os benefícios são diversos!


Existem contra-indicações?

Sim, existem. Se ela tem efeitos terapêuticos é porque funciona, logo ela pode ser contra-indicada em alguns momentos como na gestação, pessoas com hemorragia, em pacientes com osteoporose,pessoas com doenças graves do coração, mulheres que utilizam DIU.


Curiosidades

- Após a sessão de reflexologia podal é aplicado escalda pés com aroma

- É uma técnica INDOLOR


Mande suas perguntas e venha experimentar!!

5.966 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page