top of page

Agosto Dourado: Mês do Aleitamento Materno

Especialistas comentam o lançamento do Agosto Dourado, uma campanha em prol da amamentação

Por Dra. Isis Dulce Pezzuol e Dr. Moises Chencinski* - Publicado em 3 ago 2017, pela Editora Abril - Saúde e comentado pela Nutricionista do Phases, Dra. Marcilene Sena

Desde 1992, o planeta celebra a Semana Mundial de Aleitamento Materno, entre os dias 1 e 7 de agosto. A cada ano, um tema ou ângulo sobre essa questão é ressaltado para que sempre possamos nos recordar e aprender como o leite materno e a amamentação fazem a diferença na promoção à saúde da criança, no vínculo familiar, na educação e até no âmbito empresarial e financeiro, como demonstram os estudos recentemente apresentados pelo professor Cesar Victora, da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul.

Segundo a Dra. Marcilene Sena, nutricionista da equipe Phases, as vantagens que o aleitamento materno oferece são indiscutíveis, como diminuir a incidência de infecções respiratórias, diarréia, otite média, infecção do trato urinário, morte súbita, diabetes, leucemia, asma, hipercolesterolemia e excesso de peso.

Todos esses temas sempre exerceram um apelo global. Divulgamos o trabalho dos Hospitais Amigos da Criança, a importância e a responsabilidade de todos (governo, sociedade, empresa, profissionais de saúde e mídia) no estímulo ao processo de amamentação e inclusive os direitos das mulheres em seus empregos.Não deixamos de ressaltar também a relevância do impacto familiar, das normas que regulamentam a publicidade e protegem o aleitamento, das leis trabalhistas e dos direitos das crianças de receber uma alimentação padrão-ouro e educação de qualidade.

Pudemos abordar até assuntos tão diversos como ecologia, paz mundial, situações de emergência, tecnologia, informática… Enfim, o presente, o passado e o futuro — e suas conexões com a amamentação.Em 2017, na vigésima quinta Semana Mundial do Aleitamento Materno, nos propusemos a levar dois temas que resumem muito do que foi feito até agora e o que se pretende realizar daqui para a frente:

Ninguém pode fazer por você.

Todos podem fazer juntos com você.

Proteger a amamentação: construindo alianças sem conflitos de interesse.

Dra. Marcilene afirma que a iniciativa da OMS e da Unicef de estabelecer o Hospital amigo da criança feita em 1995 com a elaboração dos dez passos para o sucesso da amamentação, foi muito importante para garantir que o hospital promova adequado suporte para a mãe e a criança durante todo o período da amamentação.

Será que um mês seria suficiente para divulgar toda a importância do aleitamento materno? Seria melhor se tivéssemos o ANO DOURADO ou a DÉCADA DOURADA, não?Amamentar é natural, mas não é algo fácil. Exige dedicação e parcerias. Saiba, porém, que não existe alimento melhor para o bebê.

O leite humano é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata de que a criança precisa. Ele garante o melhor crescimento e desenvolvimento, não existindo nenhum outro alimento capaz de substituí-lo.Trata-se de um alimento vivo, econômico, que está sempre pronto e vem sem contaminação. Ele muda de composição, sabor e volume durante todo o período de amamentação — inclusive do começo para o final da mamada e da manhã para a noite — e traz proteção contra doenças alérgicas e infecciosas.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria é a seguinte:  aleitamento materno desde a sala de parto, exclusivo e em livre-demanda até o 6º mês, estendido até 2 anos ou mais.Temos a convicção de que, com o apoio de todos, com as parcerias éticas estabelecidas com as famílias, a sociedade, os órgão governamentais, as empresas, a imprensa e os profissionais de saúde, teremos condições de oferecer às crianças de hoje a meta de ser a geração dos 100 anos. Uma geração cidadã, íntegra e saudável.

Para finalizar, Dra Marcilene acrescenta a importância dos cuidados com própria mãe que amamenta : "A mulher que amamenta, denominada nutriz ou lactante, possui necessidades nutricionais específicas decorrente tanto do processo de lactação quanto dos efeitos da gestação, especialmente em relação ao ganho de peso. A Nutriz apresenta maior necessidade de proteínas, vitaminas e minerais.O acompanhamento nutricional durante a amamentação vai garantir a saúde da mãe e do bebê através de uma alimentação equilibrada e fracionada para que haja regularidade do aporte energético nas diferentes refeições diárias e proporcione, assim, melhor aproveitamento nutricional nesse período de intenso processo metabólico."



Deixe seu comentário, críticas ou dúvidas! Compartilhe com as mamães que precisam dessa informação para se manterem a si mesmas e seus filhos saudáveis !

75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page