Acupuntura contra a enxaqueca



A maioria das pessoas sofre ocasionalmente de dores de cabeça e considera isso uma situação normal. A dada altura, a cefaleia (nome cientifico dado as famosas dores de cabeça) tende a tornar-se um problema, quando intensa e/ou frequente. Basicamente, as cefaleias podem ser divididas em aguda, sub agudas e crônicas. No caso das crônicas, todas tem uma base neurobiológica, são incapacitantes e diminuem a qualidade de vida.

São mais de 150 os tipos já identificados de dor de cabeça, de acordo com estudos da Sociedade Internacional de Cefaleia e da Sociedade Brasileira de Cefaleia. Entre eles, um dos mais conhecidos é a enxaqueca, que vai além de um simples desconforto e interfere na qualidade de vida de quem precisa aprender a conviver com o problema. De acordo com a OMS, a enxaqueca afeta cerca de 15% da população brasileira, algo em torno de 31 milhões de pessoas, a maioria na faixa dos 25 aos 45 anos. Quando se trata de crianças, ocorre em 3% a 10%, afetando igualmente ambos os sexos antes da puberdade. Após essa fase, o predomínio é no sexo feminino.

Para quem sofre de enxaqueca, o impacto social, econômico e emocional é inevitável. O paciente não presta atenção nas coisas, não trabalha ou estuda bem e tem certas áreas da memória afetadas. A doença está entre os problemas mais incapacitantes do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Em um caso atendido aqui no Phases, pela Dra. Fátima Faria, Acupunturista, não foi diferente. Camila Rodrigues, 27 anos, Modelo fotográfica, convivia com as dores de cabeça (enxaqueca) desde que se lembra, provavelmente já na infância. Ela relata "As dores em minha cabeça iam e vinham com muita frequência. Uma frequência bem maior do que pensei ser capaz de suportar, chegou um momento em que essas dores passaram a fazer parte do meu dia a dia, eu me acostumei com elas, até que as dores de cabeça passaram a me impedir de fazer as coisas que gostava e que precisava fazer. Não foram raras as vezes em que fiquei trancada em meu quarto com tudo escuro por dias inteiros, pois não podia ver um feixe de luz sequer, chegava a convulsionar e vomitar de dor."

Assim como a Camila, muitos pacientes relatam melhora significativa, ou até mesmo resolução das dores com o tratamento de acupuntura.

A eficácia da acupuntura em tratamentos para cefaléia e principalmente enxaqueca já é comprovado cientificamente. Uma revisão publicada em 2013 (Archives of Health Investigation V.2 – 2013), analisando material publicado no período entre 1996 e 2012, evidencia que a acupuntura é eficaz no tratamento da cefaleia, reduzindo a necessidade de medicação, proporcionando analgesia, relaxamento, promovendo a liberação de opióides, produzindo efeitos homeostáticos e harmonizando psicologicamente o indivíduo. A acupuntura é destacada como uma terapia não medicamentosa efetiva para tratar a enxaqueca pois, além de controlar a dor, é uma especialidade segura, econômica e sem efeitos colaterais.

O maior benefício da acupuntura neste caso é que além de curar a dor, ainda proporciona bem-estar integral no indivíduo, porque atua na causa do problema, e ainda não tem efeitos colaterais. Também foi destacado a questão econômica, porque ao contrário do que muitos pensam é um tratamento acessível!

Veja no caso da Camila, como ocorreu o tratamento:

"Nos últimos quatro meses, tive dores de cabeça pelo menos duas vezes por semana. Nesse período eu tentei de tudo um pouco, mas nada resolvia definitivamente. Até que decidi eliminar de uma vez por todas essa dor que me acompanhava há tanto tempo. Busquei diversas alternativas na internet, até que encontrei os benefícios da Acupuntura, o que me levou ao Instituto Phases e à Dra. Fátima. Eu não esperava que fosse resolver tão rápido, mas em apenas cinco sessões, pouco mais de um mês, eu não tive mais nenhuma dor de cabeça. Espero não ter nunca mais! Eu descobri a origem dessas dores e solucionamos direto na fonte."


Nesse caso então o problema das dores de cabeça foi solucionado em apenas 5 sessões e não teve reincidência! E por quantos anos essa cliente, e tantas outras pessoas, sofrem com essas dores incapacitantes e quanto provavelmente Camila não gastou com uso contínuo de medicamentos, que além de não solucionarem ainda lhe causavam efeitos colaterais.


A acupuntura é um tratamento, na maior parte das vezes feito com agulhas (mas também pode ser feito com laser e imãs), que são inseridas em pontos específicos do corpo para fins terapêuticos ou preventivos. Derivada da medicina chinesa, baseia-se na tese de que uma energia vital, conhecida como Qi, flui através do corpo em canais chamados meridianos.


Quando adoecemos é porque algo está em desequilíbrio nesse canais de energia.


O mecanismo fisiológico da acupuntura para enxaqueca não é claro, mas o que muitos estudos indicam, são mudanças no desempenho do sistema nervoso em resposta a este tratamento. Outras hipóteses justificam o impacto da acupuntura no alívio da dor pela estimulação de um efeito analgésico.

O que é unânime entre os profissionais da área é que os resultados são impressionantes.


Então, se você não conhece a acupuntura, fica o convite! Porque além de já estar provado seus resultados benéficos no tratamento da enxaqueca, está cada vez mais sendo estudado seus benefícios à saúde de maneira geral.


fontes:

https://pebmed.com.br/acupuntura-para-tratamento-de-cefaleia/ https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/revista/2018/01/15/interna_revista_correio,653392/enxaqueca-e-incluida-pela-oms-no-rol-de-doencas-mais-incapacitantes.shtml https://www.educamundo.com.br/blog/tratamento-para-enxaqueca


Agradecimento a paciente Camila Rodrigues que quis contar sua história de tão impressionada que ficou com os resultados e a Dra. Fatima que divide seu conhecimento sempre em busca de influenciar pessoas na busca de uma vida saudável e leve


#mudança #live #quarta #batepapo #terapiaintegrativa #terapiaintegrativa #terapia #bemestar #terapiaholistica #saude #qualidadedevida #institutophases #corpo #dores #enxaqueca #acupuntura



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo