Pilates na prevenção ao Câncer de Próstata

Nesse mês de Novembro temos a campanha #NovembroAzul de Prevenção ao Câncer de próstata. Saiba como o Pilates pode contribuir!!!


O câncer de próstata é o segundo mais frequente nos homens após os cânceres de pele não-melanoma. Segundo estimativas do INCA em 2018 surgiram no Brasil 68.220 novos casos dessa doença. E no país os idosos são a principal faixa etária atingida. Dados Norte Americanos sugerem que 97% dos casos são diagnosticados em homens a partir dos 50 anos.

O câncer de próstata em estágio inicial geralmente não provoca sintomas, mas em estágio avançado o diagnóstico se torna mais fácil principalmente devido aos sintomas que o paciente apresenta.

A maioria dos cânceres de próstata é diagnosticada no momento do rastreamento da doença com o antígeno prostático específico (PSA) no sangue ou durante o exame de toque retal.

.

Para diminuir esses sintomas, os médicos indicam a prática de atividades físicas, que variam de acordo com as condições de cada paciente.

.

O Pilates é um tipo de exercício com baixo impacto para quem não possui condicionamento físico, mesmo porque ele pode ser intensificado de acordo com as necessidades e limitações de cada praticante.

Podendo auxiliar no tratamento de pessoas acometidas pelo câncer de próstata por melhorar o sistema imunológico, que é significativamente afetado pelo tratamento. Fortalecendo a musculatura do corpo e melhorando as atividades funcionais reduzindo a fadiga e os níveis de depressão, que ocorre nos tratamentos de radiação e farmacológicos.

Através da prática, a pessoa consegue motivar-se e criar capacidade para realizar cuidados pessoais e retomar suas atividades de trabalho e lazer.

.

Referências:

https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata

https://blogpilates.com.br/pilates-e-cancer-de-prostata/

.

#novembroazul #prevençaocancer #saude #saudeintegrada #saudeintegrativa #qualidadedevida #saudepreventiva #bemestar #pilates #pilatesnaprevençao #fisioterapia #exerciciofisico




39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo