Essa semana preparamos um compilado falando sobre como o coronavírus pode gerar consequências na saúde mental de todos. Confira:

Quarentena é um período de isolamento e restrição de movimentação de pessoas que foram potencialmente expostas a uma doença contagiosa. O objetivo é, nesse período, determinar se eles se sentem mal ou se desenvolvem sintomas, o que reduz o risco de infectar outras pessoas.
No atual surto de coronavírus, as autoridades começam a perceber que o isolamento da quarentena tem consequências para a saúde mental da população.
Um estudo publicado pela revista britânica Lancet abordou o medo e a solidão sofridos por aqueles que enfrentam uma quarentena como consequência do coronavírus.
Os autores do artigo usaram três bancos de dados de estudos médicos anteriores e concluíram que os efeitos psicológicos negativos da quarentena incluem estresse pós-traumático, confusão e raiva, além de ansiedade.
Os fatores que mais estressam as pessoas isoladas são não saber quanto tempo durará a quarentena, medo de serem infectados, frustração, tédio, suprimentos ou informações inadequados, possíveis perdas financeiras e que, ao sair, fiquem com o estigma da doença.
Estudos apontam que as autoridades devem fornecer uma justificativa clara para a quarentena e informações sobre os protocolos, e garantir que suprimentos suficientes sejam fornecidos. Além disso, apelar ao altruísmo, lembrando ao público os benefícios da quarentena para a sociedade em geral, pode ser favorável.
"Para as pessoas em quarentena, pode ser útil tentar entendê-la como um período de tempo diferente em suas vidas e não necessariamente negativo, mesmo que não tenham optado por isso", disse à BBC News Jolie Goodman, da Fundação de Saúde Mental do Reino Unido.
Para pessoas que enfrentam sozinhas uma quarentena, é recomendável planejar o contato online com outras pessoas regularmente e criar uma rotina diária.
"Para todos, a quarentena pode ser uma oportunidade para realmente cuidar do nosso próprio bem-estar e priorizar nossa saúde mental e física. Todos nós temos saúde mental e devemos cuidar um do outro."
Apesar dos efeitos psicológicos negativos, os cientistas acreditam que a quarentena é uma medida eficaz para combater a propagação do vírus.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) aponta que a quarentena pode "ter um impacto econômico e social nas pessoas e nas comunidades, mas estudos mostram que a adoção gradual dessas intervenções pode reduzir a transmissão".
As epidemias/pandemias costumam provocar um pânico generalizado na população, principalmente quando não se tem total conhecimento sobre a doença - é o caso da infecção pelo novo coronavírus. Esse tipo de situação pode abalar a saúde mental, causando estresse e ansiedade.
A consequência, mais uma vez segundo essa hipótese, é produzirmos um mal muito pior com as inseguranças políticas e econômicas do que o vírus seria capaz por conta própria.
A todo momento surge um dado novo sobre casos confirmados do coronavírus, o que leva os noticiários a lotarem sua programação de reportagens. Apesar de ser importante procurar conhecimento, o fluxo constante de notícias gera preocupação e estresse.
Sentiu que os sites e jornais estão te deixando ansioso? Tente se informar em momentos específicos, de uma a duas vezes ao longo do dia. E foque naquilo que ajudará a tomar atitudes práticas para prevenção.
Tente identificar os pensamentos que podem causar desconforto. Pensar constantemente sobre a doença pode causar muito sofrimento. Tente ser realista, e se pergunte: Tenho sintomas que evidenciem a doença? Estou em situação de risco? Estive em contato com alguém doente?
Se porventura você precisar ficar em casa ou no hospital, tenha cautela com as notícias sensacionalistas e conserve o que for possível das suas atividades diárias. Apesar do isolamento físico, comunique-se com seus familiares e amigos por internet e telefone.
Nos períodos de maior estresse, foque nas suas necessidades e envolva-se em atividades que goste e ache relaxante. Se exercitar (mesmo que na sala), ficar com o sono em dia e comer alimentos saudáveis sempre é uma boa.
Alguns cuidados que devem ser tomados por todos:
-Lave bem as mãos
-Use álcool gel
-Cubra o nariz e a boca para tossir ou espirrar
-Evite aglomerações
-Evite tocar os olhos, boca e nariz com as mãos não lavadas
-Mantenha os ambientes ventilados
-Não compartilhe objetos pessoais.
Faça a sua parte, mas lembre-se que nem tudo depende de você!
fontes:
Comments