Buscar
  • Instituto Phases

Mitos na área da Saúde

Confira as dicas da Dra. Fátima Faria, Homeopata, Acupunturista e Psicanalista no Instituto Phases. Ela alerta "sempre procure um profissional qualificado para ajudá-lo, a internet nos ajuda e muito, mas quando se trata de saúde fique ainda mais atento e não tente fazer tratamentos indicados na internet sem acompanhamento".

Precisamos estar atentos aos “fake news” principalmente em relação a notícias milagrosas e extraordinárias sobre saúde ! Na realidade nada mudou, não é inovação , apenas a velocidade da informação e o método utilizado é que se modernizou . Antigamente eram chamados de boatos , fofocas , e hoje acontece de maneira muito parecida na internet, principalmente em redes sociais, onde se toma uma proporção muito maior.

Como já dizia o velho ditado , “De médico e louco todo mundo tem um pouco “. Existe uma necessidade inerente ao ser humano de ajudar o próximo, ou melhor , compartilhar o que eu acredito ser bom , ou o que de alguma forma deu certo em minha experiência pessoal, assim passo a crer que dará certo com o outro também. Porém somos seres individuais, e na área da saúde isso fica ainda mais evidente, o que foi um remédio milagroso para mim, pode ser um veneno para o outro.

Além disso, há sempre um interesse comercial nas "fake news" em saúde. Não acredite em tratamentos milagrosos, promessas de cura muito simples. No fundo nós sabemos o quanto somos complexos e que dificilmente algo tão simples nos traria uma cura impressionante, mas é claro que nosso desejo de nos sentirmos melhores num período curto de tempo pode nos pregar peças e aí acreditamos cegamente no que lemos!

Todo cuidado é pouco quando o assunto é saúde . Na grande maioria das vezes não existe receitas milagrosas e sempre que possível devemos consultar um especialista para sanarmos nossas dúvidas.

Dicas para checar a informação antes de apertar o “compartilhar”

1- verifique a fonte , o site, o autor

2- avalie o texto (estruturação e conteúdo )

3- verifique a data da publicação

Ao invés de compartilhar noticias que você não sabe a veracidade, compartilhe experiências, não como verdade absoluta, compartilhe os bons profissionais da área da saúde que você conhece!

E é claro, compartilhe esse texto para que mais pessoas possam ficar atentas, e sempre procurarem ajuda com um profissional especializado!



#saúde #saúdeintegrada #saude #fakenews #mitosnasaude #mito #verdade #cura #cuidado #bemestar #dicasdesaude #dicas #medico

15 visualizações
  • Sem Título-1
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
MENSSAGER.png
11 2977- 4104 /11 95050-8695
contato@institutophases.com

 

Segunda à Sexta - 8:00 às 21:00
 Sábado - 8:00 às 17:00


 

R. Voluntários da Pátria, 2736 - Santana - São Paulo- SP