Buscar
  • Instituto Phases

Aonde você quer chegar em 2019?

Atualizado: 11 de Jan de 2019

Já parou para pensar quais são seus planos para esse ano? Leia o texto elaborado por Anne Prado, Coach e Psicóloga no Phases.


É incrível como o final de um ano e início do próximo nos dá aquele gás que já estava quase se esgotando no final do ano. Você começa a observar as pessoas ao seu redor quase que rezando para que o ano termine logo e se inicie um novo.

Mas o que de fato um ano novo tem de novo? Não acha que muitas vezes ele é uma continuação daquele ano velho?

O fato é que não tem o momento ideal para pensar onde você quer chegar, o que você quer conquistar ou aquilo que você não quer mais. Mas nessa época ficamos mais sensíveis para refletir sobre nossa vida, nossas conquistas e frustrações! Queremos iniciar a academia, retornar ao Inglês, começar uma pós, retomar algo deixado para trás, abandonar alguns maus hábitos...enfim...renovar! Muitas pessoas fazem até listas de planos e desejos para conquistar no próximo ano!

Pois bem...As pessoas que estão com as listas, cheias de planos e sonhos, estão sim muito saudáveis! O ser humano precisa dessa motivação para vida, estar sempre buscando, se desenvolvendo...querendo... Muito positivo!

A falta da lista, desejos, vontades, pode indicar um desânimo, confusão, não saber o que quer, se encontrar sem objetivos. Em casos mais severos, pode indicar até mesmo uma depressão, onde fica muito complicado fazer planos para o futuro, já que viver no presente está difícil!

O sonhar e ter objetivos é muito importante, é também motivação para viver o presente, a rotina que muitas vezes é pesada! Quando você tem planos para o futuro parece que algumas coisas vão ganhando significado no nosso cotidiano, não fica o "fazer por fazer", mas o fazer com um objetivo ou sonho maior!


Voltando àquelas pessoas das listinhas de fim/ começo de ano... Algo acontece no meio do caminho... e essa lista, algumas vezes, ou muitas vezes, não sai do papel ! O que acontece?

Muitas coisas acontecem! E se vocês acharam que eu iria dar uma lista de possibilidades do que ocorre de errado, vão ficar frustrados! As possibilidades são infinitas... Mas tem algo que eu posso acrescentar...com perguntas...afinal o Coaching trabalha com perguntas!


1- O que você colocou nessa lista era importante? Quanto de 0 a 10? Conseguiria viver bem sabendo que não conseguiu conquistar isso?

Nas perguntas acima, estamos falando sobre o valor daquele objetivo para você! As vezes pensamos que precisamos de algo, ou queremos algo, mas que ao refletir, nem ao menos era importante...queremos por querer... Esses objetivos podem ser “descartados” sem tanto peso na consciência...


2- O que te barrou para que você não atingisse seus objetivos?

Com certeza encontraremos obstáculos no meio do caminho! A pergunta dois diz respeito a como lidamos com eles... e os obstáculos não estão só fora... nem sempre foi alguém que te passou a perna! Muitas vezes a gente se dá uma rasteira! Estou falando aqui dos nossos “sabotadores” no Coaching, as desculpas que damos a nós mesmos para nos tranquilizar!


3- Consegue avaliar o que é necessário para atingir esse objetivo? O que você vai precisar? Quanto tempo vai levar?

Aqui temos 2 pontos importantes! Os recursos, internos (ex. vou precisar ter paciência) e externos (ex. vou precisar de R$ X). E também a trajetória...afinal esse é um objetivo a curto, médio ou longo prazo? Muitas vezes desistimos por perceber que demoraria muito tempo para atingir um objetivo!


Existem muitas outras questões importantes de se pensar para tirar um desejo da lista de ano novo e transformá-lo num plano de ação! Mas acredito que essas três perguntas já vão te ajudar bastante!

Aí vem uma palavrinha mágica quando se trata de objetivos... PRIORIZAR.... Provavelmente, se você é uma pessoa sonhadora, assim como eu, não vai conseguir realizar todos os objetivos da sua lista!

Outra questão é...para muitos dos objetivos é necessário alguma MUDANÇA, e mudar dá medo, o novo causa medo...você não sabe o que te espera...muitas vezes ficamos no confortável (mesmo não sendo confortável) por esse motivo. Já parou para pensar?

E para chegar nas respostas destas perguntas aí acima (1, 2 e 3) o que você vai precisar mesmo é se conhecer! Parece clichê, mas o AUTOCONHECIMENTO é o caminho para essas e muitas respostas.

“Antes de se saber onde quer chegar, você precisa saber onde está!” , ou seja, tem que se conhecer, saber quem você é e o que é importante para você para traçar objetivos que façam sentido e correr atrás para coloca-los em prática!


Temos várias técnicas, teorias e metodologias de trabalho para isso... Busque auxílio, não é vergonha ou fraqueza, é coragem! Eu sou Anne Prado, trabalho com Coaching e Psicoterapia há 7 anos, auxiliando pessoas nesse processo de realização! Espero que eu tenha ajudado a iniciar essa busca...

Desejo que em 2019 você vá em busca dos seus projetos, pessoais ou profissionais...mas àqueles que tem a ver com você!

Deixe seu comentário, dúvidas, ou sugestões! Quer iniciar uma conversa sobre seus objetivos, entre em contato


#meta #objetivos #objetivo #coaching #autoconhecimento #anonovo #planos #planejamento #saude #bemestar #qualidadedevida #mudança #lifecoaching #coachingdecarreira #psicoterapia #terapia #desenvolvimento #desenvolvimentohumano #priorizar #ação #acao #planodeacao #psicologo #psicologa #coach #institutophases #phases #saudeintegrada

25 visualizações
  • Sem Título-1
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
MENSSAGER.png
11 2977- 4104 /11 95050-8695
contato@institutophases.com

 

Segunda à Sexta - 8:00 às 21:00
 Sábado - 8:00 às 17:00


 

R. Voluntários da Pátria, 2736 - Santana - São Paulo- SP